sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Piauí Fomento vai intensificar visitas aos produtores de leite

A meta é aplicar R$2 milhões até o fim do ano, beneficiando cerca de 200 produtores de todo o Estado.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Emater irão promover um Dia de Campo do Projeto Balde Cheio, emParnaíba, no próximo dia 16 de agosto, na Fazenda Santa Maria no povoado Carpina, de propriedade do pequeno produtor conhecido como “Toinho do Leite”.

A Piauí Fomento vai visitar os municípios com potencial leiteiro a partir desse mês de agosto. Esta é uma das ações dentro de divulgação da linha de crédito Piauí Fomento Leite. A proposta foi apresentada pelo diretor de operações da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Francisco Coqueiro, em uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com a finalidade de tratar do Programa Balde Cheio.

No encontro, a SDR apresentou que o Estado do Piauí só produz 30% do leite que é consumido, e que da capacidade instalada de processar 300 mil por dia, a indústria de lacticínios só processo 80 mil, por falta de leite. Daí a importância do Programa, que visa aumentar a produção de leite com a utilização de tecnologia desenvolvida pela Embrapa denominada de Balde Cheio. Falou que o grande parceiro no programa é o Banco do Nordeste, mas esperava contar com as outras instituições de créditos para fomentar o programa.

A Agência de Fomento é parceira do programa desde que foi criada a Linha de Crédito Piauí Fomento Leite destinada aos pequenos produtores rurais. A linha de crédito já foi apresentada aos produtores de Parnaíba, São José do Divino e Elesbão Veloso.

Segundo Francisco Coqueiro, as primeiras propostas já estão em fase final de elaboração. A meta da Piauí Fomento é aplicar R$ 2 milhões até o fim do ano, beneficiando cerca de 200 produtores de todo o Estado.
Fonte: Da redação do Jornal da Parnaíba | Por Ubiracy Sabóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário