quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Curso de Agronomia do Campus de Uruçuí realiza Dia de Campo da Agricultura Familiar.

Na última sexta-feira, 30, sob a coordenação do Professor Doutor José Adeilson Medeiros do Nascimento, o Curso de Agronomia do Campus de Uruçuí daUniversidade Estadual do Piauí – UESPI, realizou no Sítio PIAPAR (Uruçuí) e com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF Uruçuí, o I dia do campo da agricultura familiar.

No início o público era tímido, porém, em seguida vários participantes chegaram e totalizaram quase 160
Segundo o coordenador, o projeto objetiva evidenciar a produção de frutas e hortaliças irrigadas no âmbito da agricultura familiar, uma das potencialidades do município, e chamou atenção de aproximadamente 160 pessoas, dentre elas alunos de nível básico, graduandos em Agronomia da UESPI, além de agricultores familiares da cidade e regiões próximas.

Plantação de cebolinha do sítio PIAPAR foi visitada pelos participantes
Ao todo, sete estandes foram expostos para explicações sobre apicultura (Prof. Mestre Márcio Alves Silva – UESPI), cultivo de abacaxi (Prof. Mathias Gomes Marques Machado – EMATER Uruçuí), criação de animais (Técnico Francisco Assis Leão Cardoso – EMATER), macaxeira (Secretário de de Meio Ambiente de Sebastião Leal Henrique Carvalho), cultivo da banana (Profª Evamberlle Sousa Araújo – UESPI), hortaliças (Profª Doutora Anarlete Ursulino Alves – UESPI) e técnicas de irrigação (Prof. Doutor Antônio Helder Rodrigues Sampaio – IFPI).

Grande público se fez presente para aprender novas técnicas da agricultura familiar
O docente Adeilson Medeiros fala que encontros construtivos como o ocorrido devem continuar acontecendo, para que haja mais interação e troca de informaçõesentre agricultores familiares, universidade e sindicato. “O evento foi um sucesso e iniciativas como essa devem se tornar mais frequentes para que se fortaleçam os elos entre agricultores familiares, universidade e SINTRAF, o que proporcionará um crescimento significativo de todas as partes envolvidas”, afirma Adeilson.
De acordo com o presidente do SINTRAF,  Renato Pereira Gomes, eventos como esse promovem a expansão de técnicas e estimula o empreendedorismo na agricultura familiar. “Eventos dessa natureza promovem a expansão de técnicas utilizadas na agricultura familiar, abrem espaço para o surgimento de novos empreendedores familiares, assim como o Seu Emílio, proprietário do sítio PIAPAR,  e com efeito, proporciona maior oferta de produtos de qualidade para o mercado consumidor local”, explica o presidente.
Já o proprietário do sítio onde foi realizado a exposição, Emílio Michalchechen, ficou feliz pelo sucesso do evento e gostou de ver o interesse dos participantes. “Foi um evento espetacular, estou muito feliz porque superamos a expectativa e as pessoas mostraram muito interesse em aprender o que foi exposto”, finalizou Emílio.

Um comentário: